Ativ.4.3 TCIs
De acordo com a análise
do texto de Silvio Pereira Costa "Mídia-Educação no contexto escolar:
Mapeamento crítico dos trabalhos realizados nas escolas de Florianópolis"
e toda realidade vivenciada nos dias atuais, podemos perceber que o uso das mídias
está cada vez mais presente na vivência escolar e familiar, compreendidos como
importantes espaços educativos e socializadores.
Um ponto citado pelo
autor (p. 202) que considera relevante para repensarmos a prática pedagógica é
quando este diz que “não há mídia que não possa ser usada na escola”.
Entende-se que é de fundamental importância que os professores introduzam e
adequem as mídias à sua prática.
Vivemos numa sociedade
onde a cada segundo, milhares de informações são oferecidas aos nossos jovens,
configurando uma nova visão cultural na qual, dimensões geográficas, línguas
estrangeiras e encontros com diversos tipos de mídias (vídeos, rádio, jornais,
internet, celular, etc.), não se tornam empecilhos para comunicação, exercendo
assim, influência constante sobre os saberes dessa nova geração. A escola,
portanto, deve cumprir seu papel de formadora do novo cidadão informatizado e,
para isso, não dispensar a colaboração que os meios de comunicação podem dar.
O professor deve levar o
aluno a compreender o sentido implícito e explícito das informações oferecidas
pelas mídias, contribuindo para formação de um receptor ativo, seletivo e
autônomo em relação aos sentidos originais das mensagens midiáticas,
reconstruindo seu próprio significado.
O grande desafio está
na combinação do técnico com o pedagógico e, essencialmente, na formação do
professor para que este saiba usar os recursos tecnológicos em favor da
educação, saiba orientar e desafiar o aluno a utilizar as diferentes mídias de
forma crítica e criativa na construção do saber.
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